Brasão no centro de um losango azul, inseridos dentro de um hexágono laranja
Defesa Civil | Protege você

SAIBA O QUE FAZER ANTES, DURANTE E DEPOIS DE UM DESASTRE

Voluntariado

Voluntário é a pessoa que, “devido a seu interesse pessoal e seu espírito cívico, dedica parte de seu tempo, sem remuneração, a diversas formas de atividade, de bem-estar social ou outros campos” (definição da Organização das Nações Unidas – ONU).

O trabalho voluntário pode ser realizado junto a organizações privadas e/ou públicas, nas esferas federais, estaduais, municipais ou, até mesmo, em sua comunidade, sendo o serviço prescrito na Lei n° 9608 (Lei do Voluntariado), de 18 de fevereiro de 1998.

A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil firma parcerias, por meio de assinatura de Protocolo de Intenções, para o Centro de Voluntariado, que inclui, atualmente, a Igreja Adventista do Sétimo Dia; Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais Brasil – Adra; Caritas Arquidiocesana de São Paulo –Casp; Cruz Vermelha Brasileira – Filial de São Paulo; União dos Escoteiros do Brasil; Exército da Salvação; e Uniforça São Paulo, da Força Jovem Universal – FJU,da Igreja Universal do Reino de Deus.

O processo de qualificação desenvolvido pela Defesa Civil Estadual tem como objetivo instruir e habilitar os voluntários a realizarem ações preventivas e assistenciais durante situações emergenciais.

Quem pode se cadastrar:

São três as categorias de voluntários:

Pessoa jurídica – Empresa que tem recursos (materiais e pessoais) para reforçar as ações da Defesa Civil assistindo no atendimento às famílias vítimas de eventos graves.

Pessoa física – Indivíduo que se coloca à disposição da Defesa Civil para atuar em tarefas como montar kits de materiais de ajuda humanitária e carregar, descarregar e entregar materiais para população, sendo necessário se cadastrar no sistema para participar de capacitações.

Radioamador – Pessoa física que tem conhecimento e é habilitada a operar estação de radioamador instalada no território estadual e titulares de Certificado de Operador de Estação de Radioamador – Coer expedido pela Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel interessada em integrar a Rede Estadual de Emergência de Radioamadores – REER-SP, constituindo serviço voluntário de reestabelecimento de comunicação em situações de desastres.

Como se cadastrar:

Instituições que desejem fazer parte do Centro de Voluntariado devem entrar em contato com a Defesa Civil Estadual para expressar seu interesse em assinar o Protocolo de Intenção.

O voluntário pessoa física deve ingressar em alguma das instituições parceiras e, por meio dela, participar das capacitações bem como das operações conjuntas desta coordenadoria.

Radioamadores interessados em se voluntariar devem se cadastrar no sistema e realizar o curso em EAD, disponível na página da Defesa Civil Estadual (defesacivil.sp.gov.br).